quinta-feira, 7 de abril de 2011

PROJETO: AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA


PROJETO: AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA
IDENTIFICAÇÃO

Profissionais envolvidos: professores, funcionários, pais e alunos.
Local de realização: Escola Especial Orlando Michels.
Período de realização: ano letivo de 2011.

         JUSTIFICATIVA:
   Este projeto tem por finalidade desenvolver atividades e atitudes que possibilitem a autonomia, desenvolvimento de funções cognitivas, sociais e pessoais, despertando responsabilidades, atitudes de auto-cuidado, auto-preservação e sociabilidade e valorização pessoal

OBJETIVO GERAL:
         Despertar habilidades que ainda não haviam sido descobertas e realizar atividades diferenciadas, utilizando-as na rotina da vida diária, adotar hábitos de auto-cuidado, valorizando as atitudes relacionadas á higiene, alimentação, segurança, proteção do corpo e cuidado com a aparência. Compartilhando o dia a dia com os familiares para que haja êxito e permanência do que será trabalhado, integrando-os em grupos diversos, respeitando regras de convívio social e diversidades.

OBJETIVOS ESPECIFICOS
         Atender a ordens simples;
         Desenvolver progressivamente interesse e habilidade no cuidado com o próprio corpo, executando ações simples, relacionadas á saúde, higiene e movimento;
         Desenvolver habilidade de coordenação motora global e fina;
         Discriminação visual e auditiva;
         Coordenação visio-motora;
          Utilizar o corpo como forma de expressão e comunicação;
         Desenvolver habilidades específicas para o trabalho, utilizando música, dança, arte e outros elementos do desenvolvimento humano total;
          Trabalhar de forma harmoniosa com as diversas áreas do desenvolvimento para a inclusão social total do indivíduo com necessidades educativas especiais.

PÚBLICO ALVO:
         Professores, família, alunos de todas as turmas.

METODOLOGIA:
         – Musicas;
         – Conversas com a família;
         – Orientação quanto ao uso adequado do sanitário;
         _ Monitoramento na alimentação:
         – Técnica de pintura;
         – Trabalho com pintura, desenho e colagem;
         – Jogos pedagógicos, lúdicos e de conceitos;
         _ Dramatização;
         As atividades serão realizadas com o auxílio direto do professor ou acompanhamento da turma e individualmente.


Cronograma

Conteúdos /
Habilidades básicas
Execução
Visitas assistidas
Datas Visitas
– Hábitos funcionais de higiene: uso adequado do sanitário, escovação dentária,
lavar e enxugar as mãos;
Março à novembro
Escola e casa
21 a 25/03
– Vestuário: vestir-se e despir-se;
Março à novembro (a cada estação)
Escola e casa
28 a 31/03
Organização da sala e dos materiais utilizados;
Abril à novembro
Escola
11 a 15/04
Acordos e regras de convivência
Abril
Escola
04 a 08/04
Realização de pequenas tarefas cotidianas para adquirir maior independência
Março a novembro
Casa e escola
09 a 13/05
Locomoção em pequenos percursos
Maio
Igreja, mercado
farmácia
23 a 27/05
Participação e interesse em situações que envolvam a relação com o outro
Junho
Festas entre escolas apaeanas e regular, campeonato esportivos
27 a 30/06
Postura a mesa e uso adequado do talher
Julho
Restaurante,
Lanchonetes escola e casa
18 a 22/07
Palestra com a dentista
Agosto
Posto de saúde
08 a 12/08
Reuniões e orientações á família
Setembro
Dr. Álvaro
A combinar
Programa de orientação para o trabalho
Outubro
EPAGRI
(horta escolar)
17 a 21/10
Programa de artesanato
Outubro a novembro
Clube de mães
24 a 28 /10
Passeios coletivos
Novembro
*Aquativo
*Santa Albertina
*cinema
10/11
18/11
30/11




Organização das salas
com os alunos:  responsável pela organização e limpeza



Sala Clube de Mães     = Enilde e Alice
Sala depósito              = Lucinéia
Refeitório                   = Mislayni
Quadra                      = Enilde
Auditório                    = Andresa e Joelma
Sala da banheira         = Lucimar e Cleir
OBS.: varrer, tirar pó, organizar armários, passar pano...
REALIZAR UMA VEZ POR SEMANA


Atividades a serem desenvolvidas
         Monitoramento na alimentação (seguir escala) ensinando a servir-se a mesa e quanto as boas maneiras.
         Projeto música: ensinar os alunos a cantar, a ter rítmo...
Local de realização: auditório uma vez por semana
Conforme escala abaixo, toda semana dois professores serão responsáveis pela atividade de música, onde deverão desenvolver um trabalho que envolva a música.
Esta atividade será apresentada para todos os alunos da escola

CRONOGRAMA DO PROJETO MÚSICA
         PERÍODO MATUTINO:
1- Joelma e Andresa
2- Enilde e Maura
3- Cleir e Lucimar

         PERÍODO VESPERTINO
1- Lucinéia e Mislayni
2- Enilde e Alice
3- Andresa, Joelma e Carla



RECURSOS MATERIAIS:
         – Objetos de uso pessoal e diário;
         – Papéis variados;
         – Giz de cera;
         – Lápis de cor;          
         – Cola e tesoura;
         – Revistas e encartes;
         – Jogos pedagógicos;
         – Tintas: Plástica e Guache;
         – Pincel;
         – E.V.A;
         – Esponjas;
         – Aparelho de som e cds;
         – Sucatas;
         _ Data schow
         _ TV
         _ Aparelho de cd
         _ Filme: SR. Dentuço
         _ Filme: a diarista
         _ Filme: Madagascar

REFERÊNCIAS:
         FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAES. Autogestão e Autodefensoria: Conquistando autonomia e participação. Projeto sinergia. Vol. 3. Brasília: Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais.
         SANTA CATARINA, SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Médio: Disciplinas Curriculares. —Florianópolis: COGEN, 1998.

Organização das salas
com os alunos:  responsável pela organização e limpeza








OLHA QUE BELEZA  ESSA TURMA !!!!!!!

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