terça-feira, 9 de abril de 2013

INFORMAÇÕES

A Estimulação Precoce prepara a criança portadora de Síndrome de Down para a aprendizagem. A criança deve ser estimulada pelos pais em casa, também. Quanto mais estímulos, maiores os ganhos nos aspectos emocional, cognitivo, motor e social.
Não vamos nos esquecer de que há alguns anos atrás considerava-se impossível alfabetizar uma criança Down. Hoje sabe-se que existe, sim, a possibilidade de alf...
abetização. São muitos os exemplos positivos, por isso não vamos poupar esforços para estimular nossas crianças.
Os estímulos a seguir podem ser aplicados desde o nascimento.
 

Para Piaget, o período que existe entre o nascimento e os 2 anos de idade se chama Estágio dos Reflexos. Nesta fase, a atividade intelectual da criança é de natureza sensorial e motora. O bebê explora objetos, apropriando-se deles. A observação e exploração de diferentes materiais proporciona o aumento das sinapses cerebrais e, com o cérebro trabalhando mais, os ganhos no aspecto cognitivo são muito maiores.
Portanto, mães, babás, berçaristas, professoras e demais pessoas que estejam diretamente ligadas ao bebê, procurem oferecer oportunidades de trabalho cerebral.

Lembre-se de nunca repreender uma criança por evacuar ou urinar em local indesejado durante o desfraldar. Paciência e compreensão são fundamentais nesse momento de grande importância para o desenvolvimento.
 

Importante enfatizar que a birra é um comportamento típico da criança pequena. A birra com motivo é aquela que é direcionada a algum desejo não satisfeito. Obviamente precisa ser trabalhada para que a criança aprenda a esperar, por exemplo. Essa birra é importante para o desenvolvimento humano, é uma forma da criança se colocar diante do mundo e é, de certa forma, sadia.
A birra que precisa ser observada com outro olhar é aquela que ocorre sem motivo aparente, como começar a chorar sem que nada a satisfaça. Nem tudo é falta de educação. Vamos dar mais atenção a este comportamento infantil.

Com crianças, todo cuidado é pouco!
As mesmas dicas são úteis quando temos idosos em casa, afinal eles voltam a ser crianças e necessitam de um olhar diferenciado



Importante para quem trabalha com bebês e crianças pequenas. Caracterizada pelo tônus muscular baixo, a hipotonia muscular pode ser diagnosticada pelo Pediatra, que avalia as habilidades motoras desenvolvidas.
Para saber mais, procure um Psicomotricista.



IMPORTANTE!!!!!!!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário