quarta-feira, 17 de abril de 2013

CONTINUANDO COM REUNIÕES COM PAIS







ESCOLA E FAMÍLIA, PARCERIA QUE CONTINUA DANDO CERTO!!!!!

TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO (TGD) - Como lidar com esses alunos


Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD)
são distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida da criança.



Caracterizam-se pelos padrões de comunicação estereotipados e repetitivos, assim como pelo estreitamento nos interesses e nas atividades.



Os TGD englobam os diferentes transtornos do espectro autista, as psicoses infantis, a Síndrome de Asperger, a Síndrome de Kanner e a Síndrome de Rett.

Com relação à interação social, crianças com TGD apresentam dificuldades em iniciar e manter uma conversa.

Algumas evitam o contato visual e demonstram aversão ao toque do outro, mantendo-se isoladas

Podem estabelecer contato por meio de comportamentos não-verbais e, ao brincar, preferem ater-se a objetos no lugar de movimentar-se junto das demais crianças.


Ações repetitivas são bastante comuns.

QUADRO COM O DSM E O CID




Os Transtornos Globais do Desenvolvimento também causam variações na atenção, na concentração e, eventualmente, na coordenação motora

Mudanças de humor sem causa aparente e acessos de agressividade são comuns em alguns casos. 

As crianças apresentam seus interesses de maneira diferenciada e podem fixar sua atenção em uma só atividade, como observar determinados objetos, por exemplo.

Com relação à comunicação verbal, essas crianças podem repetir as falas dos outros - fenômeno conhecido como ecolalia - ou, ainda, comunicar-se por meio de gestos ou com uma entonação mecânica, fazendo uso de jargões.


Como lidar com o TGD na escola


Crianças com transtornos de desenvolvimento apresentam diferenças e merecem atenção com relação às áreas de interação social, comunicação e comportamento

Na escola, mesmo com tempos diferentes de aprendizagem, esses alunos devem ser incluídos em classes com os pares da mesma faixa etária.




Estabelecer rotinas em grupo e ajudar o aluno a incorporar regras de convívio social são atitudes de extrema importância para garantir o desenvolvimento na escola.

Boa parte dessas crianças com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) precisa de ajuda na aprendizagem da autorregulação.

Apresentar as atividades do currículo visualmente é outra ação que ajuda no processo de aprendizagem desses alunos

Faça ajustes nas atividades sempre que necessário e conte com a ajuda do profissional responsável pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Também cabe ao professor identificar as potências dos alunos. Invista em ações positivas, estimule a autonomia e faça o possível para conquistar a confiança da criança.

Os alunos com TGD costumam procurar pessoas que sirvam como 'porto seguro' e encontrar essas pessoas na escola é fundamental para o desenvolvimento.


Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/educacao-especial/transtornos-globais-desenvolvimento-tgd-624845.shtml

terça-feira, 16 de abril de 2013

CONVERSE COM SEU MÉDICO






Veja a lista de algumas vitaminas e a importância delas durante a gravidez:

Vitamina A — Importante para o desenvolvimento da visão, do sistema imunológico, expressão genética e na integridade da pele e das mucosas . Está presente em alimentos de origem animal, principalmente em fígado, gema de ovo, leite integral e derivados. Também é encontrada nos vegetais de folhas escuras e nas frutas e hor...taliças alaranjadas (como cenoura, abóbora, manga, mamão, entre outras).

Vitamina C — De ação antioxidante, atua na resposta imunológica e estimula a firmeza dos tecidos (colágeno). A deficiência tanto de vitaminas C na gestação parece estar relacionada a um aumento do risco de aborto, descolamento prematuro da placenta e ruptura precoce de membranas. . Pode ser encontrada principalmente nas frutas cítricas (laranja, acerola, morango, goiaba) e nos vegetais folhosos (beterraba, espinafre, couve, repolho).

Vitamina E — Responsável pela defesa das membranas celulares contra os radicais livres. Está presente em óleos, como de milho, de soja, de girassol, de dendê, e também no gérmen de trigo, nas amêndoas e avelãs.

Vitamina D — É importante para o sistema imunológico, na reprodução humana, além de ser fundamental para o crescimento ósseo, na absorção do cálcio, ajudando a fixá-lo nos ossos,. É encontrada em peixes e derivados do leite.

Niacina — Influencia e participa de diversos processos metabólicos do organismo. É encontrada no arroz, em pães integrais, amêndoas, amendoim, flocos de cereais, carnes magras, vísceras, peixes, entre outros alimentos.


Vitaminas do complexo B

Vitamina B1 — Essencial na formação do sistema nervoso e metabolismo de outros nutrientes . É encontrada, principalmente, em grãos integrais, carne de porco, vísceras, amendoim, avelã e castanha-do-pará.

Vitamina B2 — Atua formação de hemácias, na regulação de enzimas tireodianas e tem importante atuação no metabolismo dos carbohidratos. . Presente em laticínios, fígado, rins, ovos, vegetais folhosos, entre outros.

Vitamina B6 — É essencial no metabolismo de aminoácidos (proteínas), carboidratos (açucares, grãos e cereais) e lipídios (gorduras). Também atua no desenvolvimento do sistema nervoso central. Está presente nos cereais integrais, fígado, leveduras, gérmen de trigo, carne de porco e frango. Sua suplementação na gravidez também é eficaz no combate a náuseas e vômitos.

Vitamina B9 (ácido fólico) — É essencial para os processos de divisão celular e síntese protéica, base para a formação dos tecidos, bem como na renovação e na multiplicação das células. A deficiência de ácido fólico pode ocasionar anemia megaloblástica e aumentar o risco de malformações abertas do tubo neural (espinha bífida e anencefalia, entre outros) As fontes mais ricas são fígado, feijões, gérmen de trigo, levedura, vegetais de folhas escuras, gema de ovo, linho, sumo de laranja e pães integrais.

Vitamina B12 — Age no metabolismo de ácidos nucléicos (DNA), na maturação de hemácias, no funcionamento de células do trato gastrointestinal, no sistema nervoso, nos músculos e no metabolismo de carboidratos, álcool e gorduras. São encontradas principalmente nos alimentos de origem animal, incluindo vísceras, carnes, leite e ovos.

Outros elementos

Cálcio — Necessário para a formação e desenvolvimento dos dentes e ossos . Exemplos de alimentos fartos em cálcio: leite e derivados, algumas frutas e legumes.
Ferro — Participa da formação das hemácias, auxiliando na oxigenação dos tecidos. Durante a gestação o ferro é essencial, pois o volume de sangue aumenta nesse período. Pode ser encontrado em carnes vermelhas, ovos, vísceras (fígado), feijão, espinafre, brócolis e couve, entre outras verduras.
Zinco — Exerce atividades cruciais em vários processos biológicos do corpo com a síntese de proteínas (DNA), o metabolismo energético, de carboidratos e de lipídios, além da manutenção da imunidade. É encontrado em carne de boi, frango, peixe e laticínios.

É BOM SE MANTER INFORMADO!!!





quinta-feira, 11 de abril de 2013

PREVENÇÃO

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, 70% ou mais das deficiências poderiam ser evitadas. Com evolução do conhecimento científico, o esperado seria que a taxa de incidência de deficiências fosse gradativamente diminuindo, o que acreditamos que não vem ocorrendo pelo número de pessoas com deficiências ( que poderiam ser evitadas) encaminhados as APAEs. Os elevados índices de deficiência podem ser reduzidos investindo-se em prevenção. Queremos proporcionar a comunidade informações a respeito da prevenção das deficiências, as atitudes que podemos tomar para evitar ou minimizar o impacto das mesmas pessoas.A ação educativa é uma estratégia  simples, de menor custo, podendo ser aplicada à nossa realidade, através de informação e orientação ou campanhas, conscientizando a sociedade sobre as necessidades dos cuidados prioritários com a própria saúde e da população em geral, diminuindo e evitando deficiências decorrentes na sua grande maioria, pela falta de informação.

O QUE É DEFICIÊNCIA?
Deficiência é uma restrição física, mental, ou sensorial de natureza permanente ou transitória, que limita o desempenho de uma ou mais atividades de vida diária da pessoa.

 QUE É PREVENÇÃO?
“A prevenção é um ato ou efeito de evitação. Implica ações destinadas a impedir a ocorrência de fatos ou fenômenos prejudiciais à vida e à saúde, e, no caso da ocorrência desses fatos e fenômenos, a evitar a progressão de seus efeitos”.( CORDE, 1992)


FORMAS DE PREVENÇÃO ANTES DA GRAVIDEZ:Consultar um médico para verificar as condições físicas do seu organismo, principalmente se tiver menos de dezoito anos ou mais de trinta e cinco anos;
Fazer exames hemograma, sífilis, toxoplasmose, diabetes, tipagem sanguínea, fator RH e HIV, etc;
Procurar os serviços de saúde e tomar vacinas contra rubéola e tetáno, pelo menos seis meses antes de engravid...ar;
Toda mulher que pretende engravidar deve fazer uso antes e durante a gravidez de ácido fólico que é uma vitamina muito importante para o desenvolvimento da bebê na útero da mãe, prevenindo defeitos da coluna vertebral (Espinha bífida);
Evitar casamentos entre parentes;
Pai ter idade inferior a 50 anos;
Se houver casos de deficiência na família, procure um médico para orientações sobre o risco de recorrência da mesma.


FORMAS DE PREVENÇÃO DURANTE A GRAVIDEZ:Comece o pré natal mensal no momento em que souber que está grávida, para acompanhar o crescimento e o desenvolvimento do bebê;
Faça exames periódicos de controle: hemograma, sífilis, toxoplasmose, diabete e, hipertensão (pressão alta);
Use somente medicamentos prescritos por médicos;
Não se exponha ao raio-x ou a outro tipo de radiação;
Não use fumo, álcool... e drogas;
Não use tinturas de cabelo;
Não use medicamentos ou creme que contenham ácido retinóico;
Evite contato com agrotóxicos e produtos químicos: mercúrio, chumbo e outros;
Tenha uma alimentação saudável na medida do possível e evite alimentos mal cozidos;
Procure orientações médicas antes de fazer exercícios ou atividades que exijam esforço físico;
Evitar contato com portadores de doenças infecciosas (ex.: gripe, rubéola, sarampo, meningite...);
TENTATIVAS DE ABORTO PODEM PROVOCAR DEFICIÊNCIA A CRIANÇA E RISCO DE VIDA PARA A MÃE.



FORMAS DE PREVENÇÃO APÓS NASCIMENTO:Visite o pediatra mensalmente para acompanhar o crescimento e desenvolvimento do bebê. A primeira visita deve acontecer após 10 dias do nascimento;
Dê medicamentos somente prescritos por médico;
Siga a carteirinha de vacinação;
Amamente o bebê até os 2 anos. Exclusivamente até o sexto mês. Depois desse período, além da amamentação, deve ser incluídos outros tipos de alimentos de acordo com orientação do pediatra;
Evite acidente domésticos,mantenha as crianças longe do fogo, do álcool, objetos cortantes, tomadas, medicamentos, quedas, afogamentos e produtos de limpeza;
Realize os testes para recém nascidos


FORMAS DE PREVENÇÃO DURANTE O NASCIMENTO:O tipo de parto deve ser avaliado pelo médico;
No momento do parto devem estar presentes um obstetra e um pediatra;
Amamente o bebê o quanto antes, se possível na sala de parto, pois é a primeira vacina, o leito materno é o melhor alimento, não existe leite fraco;
Peça a nota do nascimento do bebê (teste do Apgar).


TESTE DO PEZINHOO teste do pezinho é um exame laboratorial simples que tem o objetivo de detectar precocemente alterações metabólicas, genéticas e infecciosas, que poderão causar lesões irreversíveis no bebê, como por exemplo, o retardo mental. O ideal é que o teste seja feito até o sétimo dia de vida

TESTE DO CORAÇÃOZINHOO teste do coraçãozinho pode até salvar a vida de bebês que nascem com defeitos cardíacos. Se trata na verdade de uma pulseira que mede a concentração de oxigênio no sangue e que detecta problemas no coração antes mesmo de aparecerem sintomas.

TESTE DA ORELHINHAO teste da orelhinha, teste que emite sons de fraca intensidade e capta a resposta das células internas da orelha. Deve ser realizado dentro do primeiro mês de vida.

TESTE DO OLHINHOO teste do olhinho, deve ser realizado ainda na maternidade em todos os bebês para diagnosticar precocemente doenças oculares graves como tumores, catarata congênita, traumas de parto, hemorragias, inflamações, infecções e malformações que, se não forem tratadas a tempo, podem levar à cegueira.

PREVENÇÃO DE DEFICIÊNCIA EM ADULTONão consumir drogas;
Ter atenção no trabalho e no trânsito, evitando acidentes;
Contribuir para que não ocorra violência urbana e rural.


IMPORTANTE:SE POR ALGUM MOTIVO O SEU FILHO NASCER COM ALGUM TIPO DE ATRASO NO DESENVOLVIMENTO GERAL, INICIE O TRATAMENTO O QUANTO ANTES. A APAE MANTÉM O SERVIÇO DE ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL PARA CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS E 11 MESES, DE CARÁTER PREVENTIVO COM O OBJETIVO DE CONTRIBUIR NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

RECADINHOS!!!!!!!!!!!!


Desenvolvimento Motor Normal





O teste da orelhinha é outro exame que deve ser realizado nos recém-nascidos. É obrigatório e deve ser feito até 48h após o nascimento.








Causa: complicações de meningite
Efeito incapacitante: demora no tratamento pode causar dificuldades de aprendizado
Intervenção: Imunização, pronta identificação e tratamento




Sintomas do AVC - Paralisia facialA paralisia facial unilateral é outro sinal típico do AVC.
O desvio da boca em direção contrária ao lado paralisado é o sinal mais comum e perceptível. Repare na figura ao lado. Este paciente apresenta uma paralisia facial do lado esquerdo. Note que a boca desvia-se para o lado direito e a comissura labial (vulgo bigode chinês) desapar...
ece à esquerda, ficando mais proeminente à direita.
No AVC, a paralisia costuma preservar a metade superior da face, sendo o paciente capaz de franzir a testa e levantar as sobrancelhas. Esta dica é importante porque na paralisia de Bell, quadro causado pela inflamação do nervo facial, toda hemiface do paciente fica paralisada (leia: PARALISIA FACIAL | PARALISIA DE BELL | Causas e Tratamento).


A chance de uma criança desenvolver a Deficiência Intelectual depende de diversos fatores, e sendo assim, alguns deles podem ser trabalhados para que as conseqüências desse processo sejam minimizadas.





terça-feira, 9 de abril de 2013

INFORMAÇÕES

A Estimulação Precoce prepara a criança portadora de Síndrome de Down para a aprendizagem. A criança deve ser estimulada pelos pais em casa, também. Quanto mais estímulos, maiores os ganhos nos aspectos emocional, cognitivo, motor e social.
Não vamos nos esquecer de que há alguns anos atrás considerava-se impossível alfabetizar uma criança Down. Hoje sabe-se que existe, sim, a possibilidade de alf...
abetização. São muitos os exemplos positivos, por isso não vamos poupar esforços para estimular nossas crianças.
Os estímulos a seguir podem ser aplicados desde o nascimento.
 

Para Piaget, o período que existe entre o nascimento e os 2 anos de idade se chama Estágio dos Reflexos. Nesta fase, a atividade intelectual da criança é de natureza sensorial e motora. O bebê explora objetos, apropriando-se deles. A observação e exploração de diferentes materiais proporciona o aumento das sinapses cerebrais e, com o cérebro trabalhando mais, os ganhos no aspecto cognitivo são muito maiores.
Portanto, mães, babás, berçaristas, professoras e demais pessoas que estejam diretamente ligadas ao bebê, procurem oferecer oportunidades de trabalho cerebral.

Lembre-se de nunca repreender uma criança por evacuar ou urinar em local indesejado durante o desfraldar. Paciência e compreensão são fundamentais nesse momento de grande importância para o desenvolvimento.
 

Importante enfatizar que a birra é um comportamento típico da criança pequena. A birra com motivo é aquela que é direcionada a algum desejo não satisfeito. Obviamente precisa ser trabalhada para que a criança aprenda a esperar, por exemplo. Essa birra é importante para o desenvolvimento humano, é uma forma da criança se colocar diante do mundo e é, de certa forma, sadia.
A birra que precisa ser observada com outro olhar é aquela que ocorre sem motivo aparente, como começar a chorar sem que nada a satisfaça. Nem tudo é falta de educação. Vamos dar mais atenção a este comportamento infantil.

Com crianças, todo cuidado é pouco!
As mesmas dicas são úteis quando temos idosos em casa, afinal eles voltam a ser crianças e necessitam de um olhar diferenciado



Importante para quem trabalha com bebês e crianças pequenas. Caracterizada pelo tônus muscular baixo, a hipotonia muscular pode ser diagnosticada pelo Pediatra, que avalia as habilidades motoras desenvolvidas.
Para saber mais, procure um Psicomotricista.



IMPORTANTE!!!!!!!!!!



CURSO EM FLORIANÓPOLIS -




REUNIÃO COM PAIS , PROFESSORES E TÉCNICOS


ESCOLA E FAMÍLIA! UMA PARCERIA QUE DA CERTO!!