sexta-feira, 1 de março de 2013

Inicio do Ano letivo 2013


REUNIÃO COM OS PROFESSORES!!!




DESENVOLVENDO O PROJETO "EU SOU IMPORTANTE "













COMEMORANDO O ANIVERSÁRIO -- MÊS DE JANEIRO E FEVEREIRO

 

PROJETO 1º BIMESTRE/2013
ESCOLA ESPECIAL ORLANDO MICHELS

TEMA: Eu Sou Importante.

PROBLEMÁTICA:
Como criar um ambiente em que os alunos sintam-se valorizados e únicos?

JUSTIFICATIVA: 
A volta as aulas é um momento de grande alegria e expectativa, valorizar cada aluno na suas qualidades e características permite que o educando sinta-se valorizado e único.
O presente projeto vem contemplar a carência existente no meio social, por meio de atividades que tornem o ambiente escolar mais alegre e prazeroso.

OBJETIVO GERAL: 
Iniciar o ano letivo valorizando o aluno em suas qualidades e potencialidades, promovendo um ambiente acolhedor com atividades diversificadas e significativas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Tornar a escola um lugar atrativo para o aluno afim de que ele sinta-se seguro e amparado.
*Apresentar ao aluno uma escola organizada alegre e eficiente onde existem regras e combinados, onde todos aprendem de forma harmoniosa.
*Criar uma parceria entre família e escola para que todos trabalhem na mesma linha.
*Trabalhar com conteúdos específicos e datas comemorativas.
*Perceber-se como instrumento na construção de sua história.
*Estimular os educandos as atividades de vida diária.
*Confeccionar diferentes materiais pedagógicos e terapêuticos voltados a temática proposta. 

AREAS  TEMÁTICAS

AREA DO CONHECIMENTO:
. Música___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 . Natureza e sociedade_______________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
. Matemática_______________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
. Linguagem________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________
ESTRATÉGIAS DE TRABALHO:
* Composição de música dentro de uma metodologia conhecida;
* Interpretação de música e canções diversas;
* Vídeos de conhecimento e entretenimento;
* Exploração de conhecimentos através de diversos meios;
* Visitações de lugares públicos (bibliotecas, museu...)
* Elaboração de cartazes, murais...
* Experiências científicas
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
* Instrumentos musicais
* Tv, vídeo, computador, aparelho de som...
* Quadro e canetão
* tintas e papéis diversos
* Livros diversos, revistas, figuras de linguagem, jornais.
* Espelho.

AREA TERAPÊUTICA:
. Expressividade__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
. Música___________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
. Artes visuais ____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ESTRATÉGIAS DE TRABALHO
Trabalhos manuais: colagem, pintura, recorte, montagem com sucatas, rasgaduras...
Teatro: dramatizações através de história, música...
Música: Karaokê, cantos diversos, paródias...
MATERIAIS NECESSÁRIOS
roupas para dramatização
Instrumentos musicais (prontos ou produzidos por alunos)
* Tv, vídeo, computador, aparelho de som...
* Quadro e canetão
* tintas e papéis diversos
* Materiais diversos para trabalhos artísticos

ÁREA IDENTIDADE E AUTONOMIA

. Independência nos AVDs e AVPs;_______________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

. Organização do espaço;
. Postura e comportamentos adequados nos diferentes espaços (mesa, banheiro, rua, novos estabelecimentos como mercado, entre outros);
. Explorar noção do EU ( nome, espelho...);
. Expressar sentimentos, necessidades, vontades.

ESTRATÉGIAS E MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Explorar a história pessoal e do universo familiar
Vivenciar organização
Treinos de banho
Brincadeiras e jogos espontâneos, valorizando a idéia identidade ou de organização;
visitas a espaços públicos e privados.

MATERIAIS NECESSÁRIOS
roupas;
Músicas
Alimentação
Vídeos
Materiais de sala, uso cotidiano;
Materiais de AVD (Blocos)
Espelho
Utensílio para manicure;
Colchão com lençol e travesseiros;
Jogos.

Area movimento e linguagem

. Artes__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
. Educação Física 
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

. Fonoaudiologia 
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

. Fisioterapia
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ESTRATÉGIAS
Métodos de trabalho onde o aluno seja mais ativo no seu processo de aquisição da aprendizagem, fornecendo meios para que ele seja capaz de solucionar os desafios do cotidiano, podendo assim acreditar no seu potencial.
Alongamentos e exercícios de relaxamento, buscar a significação do corpo;
Fortalecer a lateralidade e orientação do esquema corporal;
Ajustamento postural e de equilíbrio;
Trabalhar orientação espacial e temporal;
Brincadeiras em grupo, exigindo movimentos tanto amplos como finos;
Mediar atividades comunicativas como canto, diálogo, figuras de linguagem e verbalização de ações;
atividades que resgatem a capacidade de comunicação do sujeito consigo mesmo, com os objetos, com os outros e com o mundo;
Descobrir foco de interesse, e após relacionar o movimento ao afeto, emoção, meio ambiente e hábitos do indivíduo;
Ampliar as possibilidades expressivas do movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação.

MATERIAIS NECESSÁRIOS
Espelho,
Aparelho de som, cd's, 
Jogos de encaixe,
Colchonetes, 
Bolas, cones,
 Gravador, figuras de linguagem,
 Instrumentos musicais, 
Texturas diferenciadas, ...


AVALIAÇÃO:
Será concebida como processo continuo no qual o desenvolvimento do aluno é focalizado em seus múltiplos aspectos mediante acompanhamento e registros do desenvolvimento dos alunos, respeitando o ritmo e a diversidade particular de cada um.

CRONOGRAMA: 
O projeto será aplicado nos meses de fevereiro, março e abril.