segunda-feira, 28 de março de 2011

PROJETO: FELIZ ANIVERSÁRIO



 Comemorando os aniversários dos alunos

Tema: Feliz aniversário
Justificativa:
A data do nascimento é um dia especial para todas as pessoas, por isso deve ser comemorada com amigos e parentes.
Baseando-se neste pensamento nossa escola criou o projeto “Feliz aniversário” com o intuito de festejar o aniversário de cada aluno, tornando-o mais feliz e integrado com a comunidade escolar.
Objetivo Geral:
Valorizar cada aluno como um indivíduo importante para a nossa escola e nossa sociedade.
Objetivos específicos:
·         Comemorar o aniversário de cada um
·         Proporcionar aos alunos momentos de alegria e descontração;
·         Desenvolver a auto-estima;
·         Identificar a data de seu aniversário;
·         Obter noções de quantidade;
Conteúdos:
·         Aniversário
·         Idade
·         Datas
·         Auto-estima
·         Quantidade
Atividades:
·   Oferecer um bolo aos aniversariantes ao final de cada mês.
·   Cantar “parabéns a você” aos aniversariantes juntamente com os alunos e funcionários.
·   Fazer comparações sobre as diferenças de idade
·   Fixar a idade dos aniversariantes de cada mês;
·   Conversar sobre o dia mês e ano que cada um nasceu;
Cronograma:
              O projeto será desenvolvido durante todo o ano letivo de 2011.
 Avaliação:
             A avaliação acontecerá no decorrer de todo o ano e de acordo com os objetivos alcançados.









terça-feira, 22 de março de 2011

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS SOBRE AUTODEFENSORIA

No dia 17/03/2011, ocorreu na Escola Especial Orlando Michels um encontro de orientação para a AUTODEFENSORIA direcionado à todos os professores. Através do recurso de data show conceituou-se:
* o que é autogestão e autodefensoria
* perfil do autodefensor
* autonomia: construindo projetos



No dia 18 de março de 2011, foi elaborado uma pesquisa a respeito das necessidades dos alunos. Após resultado da pesquisa foi traçado algumas metas de trabalhado para o ano de 2011, que foram desenvolvidas no PLANO ANUAL DE AUTODEFENSORIA. Projeto este que será executado no decorrer do ano letivo, juntamente com as demais atividades e conteúdos escolares.
Na oportunidade, mostrou-se os momentos marcantes da eleição do autodefensor da APAE DE ARMAZÉM 2010, através do data show.




No dia 21/03/2011 os autodefensores da APAE de Armazém reuniram-se com a diretora e o presidente da escola, onde conversaram sobre suas propostas de trabalho, reivindicando algumas melhorias na escola em concordância com os demais alunos da escola.






sexta-feira, 18 de março de 2011

PROJETOS

Tema:  Música na Escola

Apresentação A música é um fenômeno universal , que está presente na história de todos os povos e civilizações desde a pré –história ,fazendo parte  do dia-a-dia das comunidades,se manifestando de diferentes maneiras,em ritos,festas e celebrações das mais diversas. Assim é evidente em todas as esferas de nossa sociedade que a música tem um papel primordial como forma de lazer e na socialização das pessoas, pois ela cria e reforça laços sociais e vínculos afetivos. Além disso, a música exerce um relevante papel na formação cultural das pessoas, por meio de repasse  de idéias,informações e conceitos,servindo para o aprimoramento do aprendizado. Trabalhar com musica na educação é um fazer artístico.  Os ganhos que a prática musical proporciona, seja pela expressão das emoções, pela sociabilidade, pela disciplina, pelo desenvolvimento do raciocínio, são valiosíssimos, para a vida toda.

Justificativa: O Projeto Música na Escola surgiu da necessidade de oferecer às nossas crianças e jovens uma atividade que vá além do currículo e de âmbito da Escola,pois é certo que a música,a dança e as demais artes,fazem parte do dia-a-dia dos nossos alunos,independente de sua classe socioeconômica.

Objetivo geral: Incluir a música no cotidiano dos trabalhos escolares, a fim de melhorar o aprendizado, aproximando mais ainda essa arte na vida dos alunos.

Objetivos específicos:
-Despertar o gosto pela música e suas expressões;
-Desenvolver a sensibilidade ao ritmo, percepção auditiva, coordenação e memória.
-Conhecer as diversidades musicais;
-Perceber a importância da música como cultura;
-Apresentar diversos ritmos musicais, bem como apreciá-los e identificá-los;
-Estimular os talentos na arte musical;
-Estimular a linguagem, respiração correta e enriquecimento do vocabulário;
-Desenvolver a sociabilidade, participando do trabalho em grupo;
-Oportunizar o desenvolvimento da concentração, atenção, criatividade e cooperação.

  Atividades: As atividades serão realizadas paralelas aos temas abordados em sala .




TEMA:  PÁSCOA

JUSTIFICATIVA
O presente projeto, pretende através da realização de uma série de atividades, colocar aos alunos em contato, com uma das tradições brasileira, que é a Páscoa, mostrando o verdadeiro significado, sentido espiritual e não o comercial.

OBJETIVO GERAL
Proporcionar aos alunos o entendimento (o vivenciar) o significado da Páscoa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·                 Entender o significado da Páscoa;
·                 Diferenciar o sentido espiritual do comercial;
·                 Propor as boas ações, a solidariedade.

CONTEÚDOS

·                 Conhecer a origem da Páscoa.
·                 Perceber que é muito bom realizar boas ações, e que isto nos faz sermos pessoas melhores.
·                 Crítica diante do comércio que envolve a Páscoa;


ATIVIDADES:

·         Dramatização;                                                                 
·         Confecção de bombons (trabalhar a receita);                         
·         Cantar músicas referentes ao tema;
·         Elaborar textos referentes ao tema;
·         Pesquisas;
·         Sucatas;
·         Confecção de cartazes;
·         Recorte e colagem;
·         Dobraduras;
·         Orações e novenas;
·         Artesanato;
·         Pintura do muro lateral da escola
·         Desenho e pintura

AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada no decorrer dos trabalhos verificando a participação dos alunos nas atividades propostas, bem como a conscientização da importância de se praticar boas ações de forma espontânea e rotineira.

PRODUÇÃO FINAL:
Exposição dos trabalhos das turmas.

TEMPO:
De 14 de março à 21 de abril de 2011











quinta-feira, 10 de março de 2011

INÍCIO DAS ATIVIDADES - 2011.

A DIREÇÃO DA ESCOLA  E A ORIENTAÇÃO, DESEJAM AOS PROFESSORES UM ÓTIMO RETORNO ÀS AULAS. ESPERAMOS QUE TODOS  SINTAM-SE EM CASA,  E JUNTOS POSSAMOS SONHAR E TRANSFORMAR PEQUENOS SONHOS EM REALIDADE, POIS PROFESSOR É ESTE SER ESPECIAL, QUE É CAPAZ DE TRANSFORMAR SONHO EM REALIDADE, FAZENDO DO APRENDER UMA GRANDE AVENTURA.TEMOS A CERTEZA DE QUE O DIÁLOGO E O BOM RELACIONAMENTO ESTARÃO SEMPRE PRESENTES.

REUNIÃO COM PAIS OU RESPONSÁVEIS
           



Aulas ao ar livre  -  Manutenção da Horta Escolar







Reunião com funcionários da Escola




APAE em ritmo de CARNAVAL 2011

Projeto "Carnaval"

Justificativa:

Desde pequenas, as pessoas aprendem muito, sobre o mundo, fazendo perguntas e ouvindo fatos e histórias dos seus familiares, amigos até mesmo assistindo TV, vídeos e ou foliando e apreciando revistas e jornais.Vivenciam também experiências e interagem num contexto de: conceitos, gostos e costumes formando suas idéias e conhecimentos sobre o mundo que a cerca.
Através deste pensamento será trabalhado o tema "O Carnaval", de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias.

Objetivo geral:

Através deste projeto, levar o aluno a:
  • Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social, formulando perguntas, imaginando soluções para compreende-lo manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias.

Objetivos Específicos:

  • Reconhecer o carnaval como a maior festa do Brasil;
  • Conhecer a história do carnaval e suas características;
  • Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
  • Desenvolver o gosto pela leitura;
  • Trabalhar o raciocínio e a memória;
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Desenvolver o gosto por músicas;
  • Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
  • Estimular o ritmo;
  • Despertar e educar a atenção e a observação;
  • Proporcionar liberdade de auto-expressão;
  • Possibilitar habilidades com as mãos; desenvolver o espírito criador;
  • Estabelecer relações de quantidade/cor, quantidade total e formas;
  • Trabalhar com seqüência de numeração e cores;
  • Trabalhar com psicomotricidade;
  • Estabelecer regras para o jogo.

Conteúdos:

·         O Carnaval;
·         Linguagem oral;
·         O fazer artístico;
·         Apreciação musical
·         Expressividade
·         Equilíbrio e coordenação;
·         Números e cores;

Estratégias:
·         Música ·         Painéis; ·         Pesquisa; ·         Dança, ·         Desenho; ·         Pintura; ·         Festa de carnaval;·         Brincadeiras; ·         Jogos diversos; ·         Recorte e colagem; ·         Vídeos; ·         Cds; ·         Máscaras; ·         Adereços carnavalescos; ·         Fantasias; ·         Murais;

Avaliação:

A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento dos alunos. Será observado o que os mesmos sabem fazer, o que pensam a respeito do carnaval e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.

Cronograma:

O projeto será realizado no período de 23 de fevereiro a 11 de março de 2011.